Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O que possui mais impacto na educação das crianças, não é o que é dito a elas, mas sim, o que é mostrado.
A família é o primeiro espaço de convivência do ser humano, sendo o local onde se cria uma referência de estilo e muitas vezes as atitudes das crianças são baseadas nas experiências vivenciadas, pois elas estão sempre muito atentas à postura e ao comportamento dos adultos.
A aprendizagem de valores é feita por observação, então desde muito cedo as crianças observam como os pais e adultos à sua volta tomam suas decisões e como se comportam diante de cada situação. Eles também aprendem através do próprio comportamento dos pais, sobre o respeito, a compaixão, empatia com os outros, honestidade e coragem.
Diante destes fatos, podemos compreender a grande importância dos relacionamentos sociais e familiares para uma criança crescer feliz e bem educada. Mas a educação de uma criança nem sempre é uma tarefa fácil para os pais, pois é necessário estar sempre atento às suas atitudes e tentar dar sempre o seu melhor, não só para obtermos bons resultados com os nossos filhos, mas também para o bem dos outros à nossa volta, já que a sociedade em um futuro próximo será construída pelas atuais crianças.

Construindo um bom relacionamento familiar para a educação das crianças

relacionamento familiar influencia o comportamento das crianças, por isso os pais e adultos próximos a eles precisam ter alguns cuidados com suas atitudes. É importante que as ações dos pais prezem primeiramente pela boa educação de seus filhos e também que tenham consciência de que muitos atos das crianças perante a sociedade serão consequências dos seus próprios atos.
Muitos pais possuem o costume de contar histórias para os seus filhos e é muito importante saber que elas também possuem um grande impacto na aprendizagem de valores das crianças, porque além dessas histórias muitas vezes apresentarem uma “moral”, as crianças aprendem com os comportamentos das personagens. Então é interessante também discutir as histórias com as crianças, pedindo que eles pensem nos valores transmitidos, questionando o porquê as personagens se comportam de determinada forma, observar se tinham bons motivos se as decisões tomadas foram boas e como ultrapassaram obstáculos.
Também é importante apresentar às crianças aquilo que esperamos delas em determinada situação e os valores que queremos que respeitem de forma clara. Quando um determinado comportamento de uma criança não é aceitável, ele deve ser uma regra para todas as ocasiões e não apenas quando os pais estão cansados e não possuem disposição para serem persistentes. As regras devem estar bem definidas, assim como as consequências do não cumprimento. No entanto, é fundamental que os pais também as cumpram, pois a criança não vai entender o porquê os pais a castigam porque ela grita, se eles facilmente levantam a voz quando estão irritados, por exemplo.
A importância que damos aos aspetos materiais também possuem impacto na formação do carácter da criança, porque se atribuímos valor às pessoas pelo que elas possuem, a criança aprenderá a fazer o mesmo. Assim é necessário ensinar a criança a distinguir aquilo de que precisamos daquilo que queremos, assim como a distinguir o que as pessoas são, daquilo que têm.
Nada tem mais impacto na educação de uma criança do que o comportamento dos pais, sendo assim, é muito importante que eles sejam exemplos para as crianças, não só apenas com palavras, mas sim com atitudes. As palavras são importantes, mas as ações são ainda mais relevantes. Devemos mostrar que enquanto pais, aquilo que exigimos é aquilo em que acreditamos e que por isso vivemos dessa forma.

A importância da sociedade na educação de uma criança

A família é o primeiro e mais importante contato que a criança possui, mas a partir do momento em que ela começa a frequentar lugares com outras pessoas que não seja a sua família, como escola e creche, ela também começa a ser influenciada pela sociedade.
influência de uma criança através da sociedade acontece diante da relação interpessoal, que é a maneira como as pessoas lidam com o seu meio social. Depois do ambiente familiar, a escola é o local que mais impacta na vida de uma criança e na formação da sua personalidade. Os professores representam uma figura de autoridade aos seus alunos e devem ser grandes exemplos, pois cada movimento positivo ou negativo reflete diretamente nas crianças.
Quando os professores constroem relações harmoniosas entre a turma, eles incentivam e estimulam os alunos a fazerem o mesmo, criando um ambiente favorável ao ensino, ao aprendizado e a empatia entre as pessoas. Mas caso os professores não tratem todos os alunos da mesma forma, eles podem incentivar o sentimento de rejeição, incapacidade e baixa autoestima, além de ensinar a competitividade entre os alunos.
Dessa forma, podemos compreender a importância dos relacionamentos sociais e familiares para uma criança crescer feliz e bem educada, além da necessidade da relação entre família e escola caminharem sempre juntas, com as mesmas crenças e valores, resultando assim, em um bom desenvolvimento e crescimento da criança.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Leave Your Reply